HOME CONTATO STORE ANUNCIE FAQ CLIPPING MAKE VIAGENS FOTOGRAFIA DESIGN MODA ACHADOS CABELOS DIY REVIEW UNHAS TRENDS

15 alimentos indispensáveis.


Retornando aqui,eu estive ocupada por um tempo,como puderam perceber,e por isso não tive como ficar postando,mais agora vou postar sobre os 15 alimentos indispensáveis,que a Lu,me mandou. Sim,a Luciana Andrade a nutricionista da outra postagem,tudo para uma dieta saudável.

Então,aí vai:

Os 15 alimentos indispensáveis para uma dieta saudável


Folhas verdes

Excelentes fontes de fibras alimentares, vitaminas e sais minerais, fazem parte dos chamados alimentos reguladores. A chicória crua ajuda a regular o nível glicêmico e é muito importante para diabéticos. A alface é uma boa opção, pois é muito fácil de ser encontrada e, além das fibras, tem cálcio e vitaminas A, B e C. Além disso, as folhas verdes contêm alta quantidade de ácido fólico, necessário para a produção de glóbulos vermelhos.

Carne vermelha

Tanto a carne vermelha, como os peixes, está no grupo dos alimentos construtores, fornecedores de proteínas. A ingestão desses alimentos deve ser variada. É importante que as quantidades sejam individualizadas de acordo com o perfil clínico de cada pessoa. A carne vermelha também contém vitamina B12 e ferro, e a falta desses componentes no organismo pode gerar anemia. O ferro presente na carne é mais absorvido pelo organismo do que aquele de origem vegetal. É importante consumir pelo menos uma vez por semana, já que a carne contém uma proteína necessária à formação da membrana das células.

Cenoura

Assim como outros vegetais amarelos e vermelhos, possui grande quantidade de betacaroteno. Os carotenóides presentes na cenoura são transformados em vitamina A, muito importante para a visão. Há estudos que revelam uma ação antioxidante dos betacarotenos. Pesquisas mostram que é melhor consumir o betacaroteno naturalmente presente nas raízes, como a cenoura, nas frutas e em outros vegetais, do que tomar suplementos farmacêuticos. A vitamina A contida na cenoura também é importante para a manutenção da pele e dos ossos.

Peixe

Por apresentar baixo teor de gordura saturada, é uma ótima fonte de proteína. Deve estar na dieta pelo menos duas vezes por semana. Alguns peixes de água fria, como salmão e bacalhau, são ricos em ômega 3 - uma gordura poliinsaturada que aumenta o colesterol "bom" e reduz o "ruim" e é importante para a redução de triglicídeos. O ômega 3 faz parte dos ácidos graxos essenciais, que o corpo não fabrica. Isso significa que, se a pessoa não consumir, não vai ter essa substância no corpo. Essa substância tem uma ação antiinflamatória, que impede a formação de coágulos, prevenindo infartos e derrames.
Azeite

Consumido pelo homem desde a Antigüidade, o azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o HDL (colesterol "bom") e a reduzir o LDL (colesterol "ruim"). O azeite também tem propriedades antioxidantes e combate os chamados radicais livres, associados ao câncer.
Para aproveitar melhor os benefícios desse alimento, o recomendável é consumi-lo na forma extravirgem, menos refinada. Como suas propriedades se perdem com o aquecimento, ele deve ser usado frio, no tempero da salada, por exemplo.

Leite

É um dos principais fornecedores de cálcio e de vitamina A, além de possuir proteínas de alto valor biológico. Adultos devem dar preferência aos leites desnatados e semidesnatados, mais indicados por apresentar um nível de gordura inferior. Não existe outro alimento que tenha a concentração de cálcio semelhante à do leite. Ele recomenda a ingestão de três copos por dia, principalmente para as mulheres. É uma forma de prevenir a osteoporose, mais comum nelas. Quem tem intolerância a lactose ou alergia às proteínas do leite deve procurar algum tipo de suplementação de cálcio. É indispensável em todas as fases da vida.

Alho

Muitas propriedades terapêuticas vêm sendo atribuídas pela cultura popular a esse alimento. Pesquisas recentes mostram que alguns de seus componentes, como a alicina, inibem uma bactéria que causa a úlcera e que tem sido apontada como precursora do câncer gástrico. Trabalhos científicos também mostram que ele ajuda a manter a pressão arterial regulada e a diminuir o colesterol "ruim" (LDL).
Como o aquecimento acima de 50ºC destrói seus princípios ativos, o recomendável é consumi-lo cru, no tempero de saladas, por exemplo.

Acerola
A acerola nunca foi reconhecida por sua excelente fonte de vitamina C, contento muito mais vitamina C que a laranja, a mais falada neste assunto. A falta da vitamina C pode provocar anemia, baixa resistência às infecções, úlceras, e outras.
Soja

A soja ganhou fama por ajudar a dimunir os sintomas da menopausa - ação realizada por suas proteínas com um fitoestrógeno denominado isoflavona, que tem estrutura molecular semelhante à do hormônio humano. Estudos mostram que ela também atua na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer de próstata e do câncer de mama dependente de estrógeno.

Aveia

O consumo regular de aveia ajuda a prevenir doenças cardíacas. Isso se deve a uma fibra solúvel chamada betaglucano, que ajuda a reduzir o colesterol "ruim" (LDL). Quem tem problemas gastrointestinais deve prestar atenção especial ao farelo, rico em fibras insolúveis, que regulam o funcionamento do intestino. A aveia também atua na prevenção do câncer. Ela auxilia na formação e na eliminação do bolo fecal, reduzindo a incidência de câncer do intestino e do tubo digestivo.

Frutas oleaginosas

A castanha-do-brasil (ou castanha-do-pará), as nozes e as avelãs são exemplos de alimentos desse grupo. As oleaginosas são ricas em selênio, oligoelemento relacionado com o sistema imunológico e com as funções do sistema nervoso central. No caso da castanha-do-brasil, apenas uma unidade é capaz de fornecer a necessidade diária de selênio. Suas gorduras, monoinsaturadas, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Uma delas, chamada betasistosterol, dificulta a absorção do colesterol pelo organismo. Alguns estudos mostram que as oleaginosas ajudam a prevenir câncer, esclerose múltipla e mal de Alzheimer.

Tomate

A cor vermelha do tomate é dada pelo alto teor de licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres. Os produtos derivados de tomate, como molhos, têm mais licopeno disponível do que o tomate in natura. Com o calor, a biodisponibilidade do licopeno aumenta, mesmo depois de passar pelo processo de industrialização, o licopeno não é destruído. Mas é preciso procurar um produto com baixo teor de calorias e de sódio.


Brócolis

Os brócolis contêm fitoquímicos que inibem o desenvolvimento de bactérias causadoras de gastrite e de úlcera estomacal e ajudam na prevenção do câncer. Da família dos vegetais crucíferos (à qual pertencem também o espinafre e a couve), eles são ricos em vitaminas C e A e em ácido fólico, ferro, potássio, cálcio e selênio. São também as hortaliças com a maior concentração de ferro (15 mg a cada 100 g do vegetal). O ideal é comer os brócolis cozidos, já que, quando crus, eles possuem certas enzimas que atrapalham a absorção de seus nutrientes.

Iogurte

É indicado para a prevenção do câncer e para o controle do colesterol. As bactérias probióticas (benéficas à saúde) presentes nos iogurtes atuam no equilíbrio da microflora intestinal e nas disfunções do trato intestinal, como diarréias e constipações. Além disso, essas bactérias melhoram o sistema imunológico e aumentam a absorção de cálcio pelo organismo. É também uma importante fonte de proteínas, zinco e vitaminas A e do complexo B.

Água
Seu consumo é indispensável, fonte de vida, a água é ingerida por todo ser vivo, humano, animal, vegetal. Compõe 70 % do nosso corpo, entre órgãos, pele, ossos. Sua ingestão não deve ficar por menos de 1,5L por dia, para praticantes de atividade física, o consumo é ainda maior. É responsável por regular o funcionamento do intestino junto das fibras alimentares.


É isso ai gente,espero que gostem,depois vou postar como pediram dica de roupas," baratas" sem exagero no preço para se vestirem bem,beijão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...